• Jornalista Gabriela Freitas

Você conhece a história do Beach Tennis?





Criado na Itália na década de 1980, o beach tennis (ou tênis de praia) chegou ao Brasil por volta de 2008 e vem ganhando cada vez mais adeptos.


Segundo Jorge Bierrenbach Senra Junior, vice-presidente da CBBT (Confederação Brasileira de Beach Tennis), o número de atletas cadastrados na entidade aumentou 50% nos últimos três meses e estima-se que hoje existam mais de 200.000 praticantes no país. "A busca pelo esporte é imensa e cresce diariamente, mesmo com a pandemia", afirma.


Falando no coronavírus, o fato de esse esporte —que pode ser jogado sozinho ou em dupla— ser realizado ao ar livre e não ter contato físico entre os jogadores fez com que muita gente aderisse à modalidade para combater o sedentarismo sem ter um grande risco de contrair a covid-19. E não pense que o beach tennis é uma boa opção apenas para quem está no litoral.


Em algumas cidades afastadas da praia, como São Paulo, é possível praticar a modalidade em clubes e também encontrar quadras para alugar. Conheça os 10 principais benefícios do esporte!


Principais diferenças do tênis de quadra e de praia


Não é só a quadra de areia que muda no beach tennis em relação à "versão tradicional" do esporte. No tênis, a quadra é mais comprida e larga. A rede também é diferente e no beach tennis fica mais alta, presa a 1,70 m de altura —no tênis de quadra, os postes de sustentação têm 1,07 m.


As raquetes usadas na praia —que geralmente são feitas de fibra de carbono, grafite, fibra de vidro ou uma fibra sintética chamada Kevlar— são menores e não têm as cordas entrelaçadas, lembrando as do frescobol, mas contam com furinhos para diminuir a resistência do ar. As bolinhas visualmente se assemelham às do tênis de quadra, mas têm muito menos pressão interna, pois não quicam no chão durante a partida —se a bola caí no solo, é ponto.


As bolinhas visualmente se assemelham às do tênis de quadra, mas têm muito menos pressão interna, pois não quicam no chão durante a partida —se a bola caí no solo, é ponto.


VENHA SER MOVE E INTEGRE UMA EXPERIÊNCIA COM BEACH TENNIS EM ILHABELA!



Informações e base do texto: Uol.com.br/ Thais Szego/Viva Bem

Foto: Divulgação

6 visualizações0 comentário