• Jornalista Gabriela Freitas

Conheça os 5 melhores esportes para idosos






Texto: portamedalhas.com.br


Para quem já faz parte da melhor idade, mas ainda não pratica nenhuma atividade física, o ‘Porta Medalhas’, elencamos os cinco melhores esportes para idosos. O bacana é que muitos deles podem ser praticados em casa, na rua ou nos parques, por isso não há desculpa para ficar parado. Confira a lista abaixo e escolha o esporte que mais tem a ver com você:


1. Caminhada ou corrida

A caminhada é um dos esportes mais praticados pelos idosos e idealmente deve ser feita pelo menos 30 minutos por dia para quem quer garantir um estilo de vida saudável. Esta atividade desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora, além de fortalecer os músculos e ajudar a combater os problemas do coração e de respiração. E o melhor de tudo é que pode ser praticada em qualquer lugar ao ar livre, de acordo com a disponibilidade de tempo de cada um e sem custo algum!


2. Natação e hidroginástica

Nós já falamos em um post anterior sobre os 10 benefícios da natação e obviamente que este esporte não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores esportes para idosos. Como a natação e a hidroginástica são exercícios aeróbicos praticados na água, as atividades protegem as articulações, ajudam na circulação sanguínea e auxiliam no tratamento de doenças como artrite e osteoporose.


3. Musculação

Há quem torça o nariz para a prática da musculação, mas não há como negar, este é um dos melhores esportes para idosos e uma das atividades mais importantes por melhorar o condicionamento físico e a resistência muscular e dos ossos. A diferença da musculação na melhor idade é que a importância está na repetição dos exercícios e não no peso, já que desta forma é possível fortalecer os músculos, melhorar a respiração e a circulação.


4. Bicicleta

Além de ser uma atividade que pode ser praticada em parques e praças, o que não gera nenhum custo para quem vai pedalar, a bicicleta é normalmente uma atividade muito prazerosa para quem a pratica. Um dos seus principais benefícios é o fortalecimento de músculos do quadril e pernas, além de trabalhar o equilíbrio e a respiração.


5. Ioga e Pilates

Duas atividades que viraram as queridinhas dos praticantes de esporte na melhor idade, a ioga e o pilates são ótimas opções de melhores esportes para idosos, já que propiciam equilíbrio e flexibilidade. Além disso, com a prática é visível a melhora na postura corporal e mesmo o alívio de dores e do estresse, já que estas atividades trabalham muito com a respiração e a concentração.


Foto: Divulgação

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