• Jornalista Gabriela Freitas

Artigo: Por que Portugal é um bom destino?






Confira os detalhes que fazem o país europeu ser campeão de prêmios em turismo do mundo e um dos mais procurados pelos brasileiros na hora de visitar ou morar


Por Allan Ribeiro, 2020 – Viva Mundo


Em 2021, a Move Experiências retomará suas atividades e levará os amigos e parceiros para uma viagem imersiva em Portugal. E, aí? Você não pode perder essa oportunidade. Acompanhe nossas postagens!


Quando o assunto é turismo, Portugal é o melhor destino para os turistas de todas as partes do mundo, destaque para os brasileiros. Só para se ter uma ideia, em novembro de 2019 Portugal foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor destino turístico do mundo, durante a cerimônia do World Travel Awards (WTA), que é considerado como o “Oscar do Turismo”.


Por isso, vamos apresentar neste texto alguns motivos que ajudarão a entender melhor os detalhes importantes, que juntos tornam a terra portuguesa uma excelente opção para quem deseja fazer turismo pela Europa ou morar no país lusitano, porque quem já foi quer voltar e quem não foi, deseja ir.


Portugal

Portugal tem pouco mais de 10 milhões de habitantes e por ser um país pequeno, com uma extensão territorial de 92.090 km², sendo menor que o estado de Pernambuco, e financeiramente mais em conta que o restante dos países da Europa, é possível visitá-lo de norte a sul em poucos dias.


Nas terras lusitanas pode-se encontrar praias com cenário de tirar o fôlego, como as praias do Algarve, região do extremo sul de Portugal, conhecida por ser o paraíso português, sem esquecer a Ilha da Madeira, que é um deslumbre e uns dos destinos mais procurados pelos turistas.


Lisboa é a capital e cidade mais visitada do território português. A cidade é um lugar cheio de mirantes e todos contam com uma vista de tirar o fôlego e de deixar marcada na memória.


Como dica, citamos aqui alguns destaques que são paradas obrigatórias para quem visita em quem decidi morar no estado português, são estas, o Castelo de São Jorge, que é um dos monumentos-símbolo da cidade; o Miradouro de Santa Luzia, com vista privilegiada do Rio Tejo; o Miradouro de São Pedro de Alcântara, no lado oposto da cidade e de onde é possível admirar a arquitetura do Castelo; e ainda o Miradouro de Nossa Senhora do Monte, que, de acordo com os lisboetas, oferece a melhor vista da cidade.


Quando se trata de arquitetura e urbanismo Portugal sabe encantar os seus visitantes. Ao passear pelas vielas de Lisboa, Porto, pelas ruas de Sintra ou Coimbra é possível fazer uma viagem no tempo, por causa da mistura do histórico, medieval, como os castelos, com construções contemporâneas.


Mas para aqueles que preferem os luxos do mundo moderno, em Portugal é fácil ter conexão de internet e encontrar os enormes shoppings centers para se esbaldar, além dos restaurantes, hotéis etc. Sem falar nas regiões das grandes cidades, que têm sido revitalizadas para receber quem prefere o luxo à história.


Idioma

Outro ponto que ganha destaque na hora da escolha dos brasileiros pelo país europeu, é o idioma. Sim! Quem já viajou ou morou certo tempo em outros países com a língua que não se domina sabe bem o que é tentar enrolar e até, sem querer, inventar palavras para tentar se comunicar e pedir uma refeição no restaurante, por exemplo.


Apesar de existir diferenças entre o português falado em Portugal e no Brasil, você não precisará se desdobrar para ser compreendidos. Os portugueses já estão bastante acostumados com as expressões brasileiras, que já foram apresentadas pelos visitantes conterrâneos. Além disso, os lusitanos também consomem muito as novelas, músicas e boa parte da cultura brasileira, o que facilita na hora da comunicação.


Culinária

Se você acha que para por aí, quando perguntam o porquê Portugal é um bom destino, a gastronomia portuguesa é uma outra resposta convincente e é um fator que se destaca pelo simples fato de conquistar o paladar dos que passam pela “terrinha”. Por exemplo, o bacalhau é a marca registrada quando se pensa em Portugal e eles usam e abusam, apesar de ainda ser um artigo de luxo no Brasil.


Porém, a culinária lusitana não se limita apenas ao bacalhau. Peixes e frutos do mar são abundantes no país, e qualquer restaurante popular tem uma diversidade enorme das duas opções e sempre por um preço bem convidativo.


Se estiver em Portugal ou deseja ir e acha que vai sentir saudade da comida brasileira, não se preocupe! Um bom bife com batatas fritas é presença garantida em todo cardápio. Mas não se esqueça de deixar aquele espaço para os doces, que além de bonitos nas vitrines são tão deliciosos quanto.


Distâncias dentro de Portugal

Como citado no início texto, por ser um país pequeno, é possível conhecer de norte a sul em poucos dias. Esse é um bom motivo, se ainda está em dúvida: de Lisboa, no Sul de Portugal, ao Porto, no norte do país, a viagem de carro leva menos de três horas.

Alguns portugueses, que possuem experiência pelas autoestradas, garantem que é possível cobrir a distância em duas horas. Em duas horas e meia é possível ir de Lisboa a Albufeira, no Algarve, que tem algumas das mais belas praias do país. E em pouco mais de três horas pode-se sair da capital do país e chegar à Serra da Estrela, ótimo destino para os amantes do frio e região produtora de um dos melhores queijos do mundo.



Custo com alimentação

Os gastos com alimentação em Portugal, variam de acordo com o estabelecimento em que você faz a refeição. Mas o valor inicial de uma boa refeição fica em torno de €7,50, no entanto, se busca algo a mais, como entrada, prato principal, sobremesa e tudo mais incluso, você irá desembolsar por volta dos €15 para comer nos restaurantes.


Alternativas de hospedagem

Para se ter uma melhor ideia de como Portugal vem se destacando e sendo reconhecida no turismo, só em 2013 Lisboa colocou 11 albergues (ou hostels) entre os melhores do mundo, conforme o prêmio Hoscars de 2013. O Home Lisbon, em Lisboa, por exemplo, foi o mais premiado de todos, com cinco honrarias.


Essa por sinal, tem sido uma alternativa atraente e barata para aqueles que decidem ir para o país. Os albergues recebem sobretudo os jovens, que são atraídos pelo ambiente moderno e pela facilidade de interação com outros viajantes.


Apesar da procura maior ser dos jovens, é cada vez mais frequente a presença de famílias nesses ambientes, que já é um hábito antigo do europeu e tem conquistado também os brasileiros.


Transporte

Para facilitar a experiência de conhecer os quatro cantos deste país europeu encantador, é interessante alugar um carro. Mas como na maioria dos países da Europa, o transporte público de Portugal é bem eficaz. Os ônibus, metrôs e bondes, por exemplo, podem levar para cima e para baixo, sem exigir grande esforço do visitante.


Além disso, os táxis possuem preços atraentes e possibilitam um leque de opções melhores, para aqueles que não optarem pelos carros alugados. Os trens também são uma alternativa rápida, fácil e charmosa, para se deslocar dentro do país.


Bom, agora que já sabe alguns dos motivos que fazem de Portugal ser um bom destino, que tal conhecer pessoalmente mais sobre essa terra cheia de história e se encantar?


Vem com a Move!


Texto: Vivamundo.com

Foto: Divulgação

10 visualizações0 comentário